???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarneiro, Wanderley-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728221H1por
dc.contributor.advisor1Masetto, Marcos Tarciso-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:41Z-
dc.date.available2016-03-01-
dc.date.issued2016-02-02-
dc.identifier.citationCarneiro, Wanderley. Bacharelado em Administração: o currículo e as necessidades contemporâneas para formação profissional. 2016. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9878-
dc.description.resumoTomando como referência a qualidade da formação dos egressos, medida na prova do ENADE, busca-se entender como um curso de bacharelado em Administração bem avaliado integra seu currículo às DCN de 2005 e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem. Com este propósito, foi conduzido um estudo de caso com procedimentos de análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), entrevista com o coordenador do curso, aplicação de questionário aos professores e egressos, e observação participante. Desta forma, busca resolver o seguinte problema: como um curso de bacharelado em Administração deve compor e articular seu Projeto Pedagógico de Curso para que tenha excelentes resultados nas avaliações oficiais do MEC e egressos com habilidades e competências que atendam as demandas profissionais contemporâneas? Os resultados mostram que os elementos curriculares do curso avaliado estão em acordo com as DCN e com a literatura especializada em currículo. Fica evidente também que o desenvolvimento desses elementos curriculares necessitam de forte apoio institucional e de processos ajustados para a realidade da instituição. Neste contexto, é necessário que se tenham instrumentos de avaliação institucional que consigam envolver as partes interessadas de modo que os problemas e sugestões sejam rapidamente contemplados. Ao final, entende-se que as informações obtidas nesse estudo podem ser aplicadas, com adaptações, a outros currículos de Administração, com vistas a torná-los melhor. À medida que isso ocorrer, outras escolas poderão melhorar seus currículos e consequentemente o processo de formação profissional de seus alunospor
dc.description.abstractRegarding to quality of graduates training, measured by ENADE test, we seek to understand how a Bachelor's degree, within a highly rated Business Management course, integrates its curriculum to 2005 DCNs and develops the teaching-learning process. With this purpose, a case study was conducted through document analysis procedures of the Pedagogical Project Course (PPC), as well as an interview with the Coordinator of the course and a questionnaire to professors and graduates, besides visit observation. Therefore, we seeked to solve the following problem: how should a Bachelor's degree in Business Administration compose and articulate their Educational Project Course in order to get excellent results at official evaluations of MEC and lead Graduates to reach skills and competences that meet the contemporary professional demands? The results show that the curricular elements of the course are evaluated in accordance to DCNs and specific literature about curriculum. It is also clear that the development of these curricular elements require strong institutional support and processes adjusted to the reality of the Institution. In this context, it is necessary to have institutional assessment tools that can involve stakeholders so that the issues and suggestions can be quickly covered. Finally, it is understood that the information obtained in this study can be applied, with adaptations, to other Administration curricula, searching to make them better. As this occurs, other Colleges can improve their curricula and consequently their students professional and educational processeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:31:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wanderley Carneiro.pdf: 2653089 bytes, checksum: 01cd1228c74c0fec8b42c73cd7c6b034 (MD5) Previous issue date: 2016-02-02eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22913/Wanderley%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBacharelado em Administraçãopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectBachelor of Business Administrationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleBacharelado em Administração: o currículo e as necessidades contemporâneas para formação profissionalpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wanderley Carneiro.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.