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Tipo do documento: Dissertação
Título: O projeto de vida no ensino médio: o olhar dos professores de História
Autor: Fodra, Sandra Maria 
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: A presente pesquisa trata da Educação Integral no Brasil, com foco na construção do Projeto de Vida pelos alunos do Ensino Médio, nas escolas participantes do Programa Ensino Integral. Este Programa foi implantado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, em 2012, em 16 escolas piloto e conta, atualmente, com 257 escolas das três etapas de ensino da Educação Básica: Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. O interesse pelo tema surgiu a partir do acompanhamento da implantação e implementação do Programa em duas escolas de Ensino Médio da capital, em 2012. As escolas participantes deste Programa primam pela excelência acadêmica e pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos, para que eles possam concluir o Ensino Médio com um Projeto de Vida construído, preparados para fazerem escolhas conscientes e enfrentarem os desafios tanto da vida acadêmica quanto do mundo do trabalho. O foco das ações das escolas é a construção do Projeto de Vida dos alunos, que se materializa nas aulas do componente curricular com o mesmo nome. O objetivo desta pesquisa foi levantar os aspectos positivos e os desafiadores do Programa Ensino Integral, bem como do componente curricular Projeto de Vida e sua relação com as aulas de História, na visão dos Professores de História que também lecionam aulas de Projeto de Vida no Ensino Médio. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos demonstraram que as práticas desenvolvidas nas escolas do Programa têm conseguido melhorar a qualidade do ensino; que o trabalho com o Projeto de Vida estimula os alunos do Ensino Médio a estudar, a planejar suas escolhas futuras, além de ampliar suas perspectivas pessoais e acadêmicas. As aulas de Projeto de Vida têm uma profunda relação com as aulas de História, já que as duas disciplinas tratam da história de vida das pessoas. Desta relação emana um resgate na noção de direitos e deveres que favorece a formação de uma cidadania participativa e contribui para a inserção do jovem na vida adulta, de forma consciente e responsável, como profissional e sujeito participante da sociedade
Abstract: This research deals with the Comprehensive Education in Brazil, focusing on the construction of the life project by high school students in the schools participating in the Integral Education Program. This program was implemented by the State Secretariat of Education of São Paulo, in 2012 in 16 pilot schools and currently has 257 schools with the three educational stages of Basic Education: Elementary School - Early Years, Final Years and High School. The interest in the subject arose from the monitoring of the deployment and implementation of the program in two high schools of the capital, in 2012. Participating schools excel this program for academic excellence and the development of the autonomy of the students, so they can complete the high school with a Life Project constructed, prepared to make conscious choices and meet the challenges of both the academic life and in the work market. The focus in these schools is to build the Life Project of the students, which is embodied in the curricular component of the classes with the same name. The objective of this research was to identify the positive aspects and the challenging ones of Integral Education Program, and the curricular component Life Project and its relation to history classes, in the view of the history teachers that also teach Life Project classes at school Medium. The research had a qualitative approach and the instrument used was a semi-structured interview. The results showed that the practices developed in the program schools have been able to improve the quality of education; that the work with the Life Project encourages high school students to study, to plan your future choices and to expand your personal and academic perspectives. The Life Project classes have a deep relationship with the history lessons, as the two disciplines deal with the history of life. This relationship emanates a rescue on the notion of rights and duties that favors the formation of a participatory citizenship and contributes to the inclusion of young adulthood, consciously and responsibly, as a professional and as participating individual in society
Palavras-chave: Educação integral
Aprendizagem significativa
Projeto de vida
Integral education
Significant learning
Life project
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Fodra, Sandra Maria. O projeto de vida no ensino médio: o olhar dos professores de História. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9884
Data de defesa: 25-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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