???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9931
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Excursão no Processo de Ensino/Aprendizagem da Geografia: Subsídios para a sua Realização no contexto da 10ª Classe na Província de Sofala-Moçambique
Autor: Mapatse, Maria Verónica Francisco
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: A presente pesquisa perspectiva contribuir com subsídios que permitam retornar as excursões geográficas ao quotidiano escolar, uma vez ter reconhecido a sua ausência e, ao mesmo tempo a sua importância Para o efeito, faço uma revisão teórica sobre as metodologias de ensino da Geografia, sobretudo no que concerne à observação directa e mais concretamente as excursões geográficas, para encontrar sustento e alternativas para a sua consecução. Pela natureza dos objectivos e do objecto de estudo, baseio-me na pesquisa qualitativa, desenvolvendo um estudo de caso. Foi alvo de pesquisa a 10ª classe de uma escola rural da província de Sofala. Neste estudo, procuro identificar as potencialidades e constragimentos que os professores e alunos apresentam, diagnosticando a componente excursões no PEA da Geografia. Estabeleço a relação entre as condições geográficas da região e os conteúdos de ensino da Geografia. A pesquisa revelou que as excursões geográficas não fazem parte do quotidiano escolar, e esta ausência está relacionada com dificuldades de conceituação de excursões por parte dos professores, e não propriamente com as condições de trabalho, devido ao elevado número de alunos como era suposto. Estas constatações motivaram a pesquisa de excursões viáveis para as condições nacionais, de modo que esta fosse um contributo para retornar a observação directa por meio da excursão à escola, elevando deste modo as actividades dos alunos e professores no PEA desta disciplina, com intenção última de melhorar a qualidade em Moçambique .
Abstract: This present research aims to contribute with information that allow to bring back geographic excursions for everyday learning, once its absence is recognised its important as well I hereby intend to revise the theories about geography teaching methodologies with focus on direct observation and more concretely on geography excursions, so as to sustain and find alternatives for its attainment. Due to the nature of objectives and study object, the research is based on a qualitative study by developing a case study. A grade 10 rural in Sofala province was the research target. In this present study, I seek to identify the potentialities that teachers and students present, diagnosing the component excursion of geography in the Teaching and Learning Process. It also establishes the relationship between the regional geographic conditions and the geography teaching contexts. The research revealed that the geographic excursions do not take part in the everyday learning, its absence is related to difficulties of conceptualisation of excursion found in teachers and not working conditions due to large numbers of students as supposed before. This research findings motivate the feasibility of excursions in the national conditions, by doing so it could be a contribution in bringing back direct observation through school excursion, in this case elevating teachers and students activities in Teaching and learning Process in this subject, with the ultimate intention of improving the quality of education in Mozambique
Palavras-chave: Excursão geográfica
Currículo
Observação directa
Ensino da Geografia
Ensino Secundário Geral
Sofala/Moçambique
Processo de Ensino/Aprendizagem
Geographic excursion
Direct observation
Study of geography
General Secondary Education
Sofala/Mozambique
curriculum
Geografia -- Estudo e ensino
Excursoes escolares
Viagens
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Mapatse, Maria Verónica Francisco. A Excursão no Processo de Ensino/Aprendizagem da Geografia: Subsídios para a sua Realização no contexto da 10ª Classe na Província de Sofala-Moçambique. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9931
Data de defesa: 31-Jul-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Veronica Francisco Mapatse.pdf387 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.