???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9963
Tipo do documento: Tese
Título: A formação e as práticas educativas de professores de medicina: uma abordagem etnográfica
Título(s) alternativo(s): Preparation and educational practices of professors of medicine: an ethnographic approach
Autor: Costa, Nilce Maria da Silva Campos
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de formação docente e as práticas educativas utilizadas por professores de medicina. Diversos aspectos do objeto de estudo foram investigados através de pesquisa qualitativa, em sua abordagem etnográfica. Foram empregados três instrumentos de coleta de dados buscando-se a complementaridade entre eles. Um diagnóstico inicial foi realizado através de questionário com questões abertas e fechadas, o que permitiu estabelecer o perfil profissional do docente de medicina. Foi utilizada também a entrevista semi-estruturada com questões sobre a trajetória docente, as influências sobre a atuação docente, as facilidades e dificuldades enfrentados, as práticas pedagógicas e a satisfação com a docência. Foi realizada ainda a observação direta em sala de aula, com o registro sistemático das práticas pedagógicas e a descrição detalhada das estratégias de ensino usadas. Da análise dos dados emergiram as dimensões pessoal e profissional dos professores, a identificação dos saberes docentes, os limites presentes na prática pedagógica e os dilemas com os quais convivem em seu cotidiano docente. O estudo propiciou reflexões sobre o saber produzido pelos professores, o caráter histórico e social da prática do docente em saúde, o processo de reflexão coletiva necessário para o desenvolvimento profissional dos professores e aponta as possibilidades de um projeto de formação/desenvolvimento permanente para os professores da área médica, em particular, e da área da saúde de um modo geral.
Abstract: The objective of this work was to study the process of professor preparationand the educational practices utilized by professors of medicine. Variousaspects of the object of this study were investigated through qualitativeresearch with an ethnographic approach. Three data collecting instrumentswere used which complemented each other. An initial diagnosis was made witha questionnaire which allowed the establishment of a professional profile ofprofessors of medicine. It was also utilized a semi-structured interviewwith questions relating to the professor's career experience , theinfluences over the professor's teaching methods, the difficultiesencountered, the teaching practices used and the satisfaction with theteaching profession. Also, direct observation was used in the classroom witha systematic registration of the teaching practices and a detaileddescription of the teaching strategy used. From the analysis of the dataemerged the personal and professional profile of the professors, anindication of the professors' knowledge, the limitations present in theteaching practice and the dilemmas encountered in their classrooms. Thestudy permitted a reflection about the professors' ability to transmitknowledge, the historical and social character of the practice of professorsof health, the process of collective reflection necessary for theprofessional development of professors and indicates the possibility of apermanent project for preparation and development for professors of themedical area, in particular, and the area of health in general.
Palavras-chave: medical teaching
preparations of professors´
educational practices
qualitative research
Professores de medicina - Formação profissional
Professores universitários - Formação profissional
docência médica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Costa, Nilce Maria da Silva Campos. A formação e as práticas educativas de professores de medicina: uma abordagem etnográfica. 2005. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9963
Data de defesa: 8-Apr-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File SizeFormat 
TESENilce.pdf755,46 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.