???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9989
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão digital de alunos de escola da rede pública municipal de ensino: uma visão crítica sobre o processo
Autor: Palácio, Patrícia Passos Gonçalves
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: Este trabalho concretiza as experiências, buscas e indagações da pesquisadora ao longo de sua trajetória profissional e acadêmíca. Inicialmente, caracteriza o campo de investigação: Escola Munícipal Maria Antonieta D'AlkiminBasto e Universidade Anhembi Morumbi, parceiros no projeto Fim de Semana Digital - cujo objetivo era proporcíonar o acesso às novas Tecnologias de Informação e Comunícação (TICs)a professores e alunos da rede públíca de ensino. A seguir, descreve o referido Projeto, contextualizando-o: situa suas condições de fW:lcionamento, pontua a sua introdução em parceria com a escola municípal supra citada, aborda sua proposta pedagógíca, a organização curricular dos cursos oferecídos e as difículdades encontradas em sua implantação. Em um segundo momento, por meio da análise de questionários, ofícina e entrevlstas realizadas no contexto de uma abordagem qualitatlva, a dlssertação discorre sobre relações estabelecidas, interesses e necessidades dos alunos, além de papéls assumidos pelos indivíduos no que denominamos cultura tecnológica. A complexidade, o grau de envolvimento com essa cultura, enfim, todas as dimensões que ~nvolvem a dinâmica própria de um processo de inclusão digital foram observadas a partir da vlvência daqueles alunos, enfatizando o caráter intencional da aprendizagem nesse percurso. Finalmente, sem a pretensão de oferecer caminhos pré-determinados, contribui para uma reflexão sobre como, efetivamente, dá-se essa prática e cbmo outras podem ser feitas à sua luz
Abstract: The present study gathers several experiences, searches and questionings of the researcher along its professional and academic l1fe. Initjally, it establ1shes the research scenario: Primary School Maria Antonieta D'AlkiminBasto and Anhembi Morumbi University, partners of the project Fim de Semana Digital (Digital Weekend) - whkh main objective was to provide new technologies for information and communication to teachers and students from the Brazllian publk educational system. As following, it is described the related project and its scenario: the project's deploying conditions, the partnership establ1shed with the primary school mentioned above, the pedagogical propose of the initiative, curriculum organization issues and general deployment barriers. In a secondary moment, based on questionnaires analysis, workshops and interviews conducted following a qual1tatlve approach, this dissertation study includes information about established relations, students interests and needs, and also different roles assumed by each individual to what we denominate technologkal culture. The complexity, the level of commitment to this culture, finally, all t~hedimensions involved in the dynamk of the digital inclusion's process were obseried considering the students experiences, focusing the intentional character of the learning along this route. At last, without the intension to offer pre-defined ways, it contributes to the reflection about how, effectively, this practicat experience occurs and also others maygrow up from it
Palavras-chave: Inclusão digital
Currículo
Educação e tecnologia
Escola Pública
Digitall inclusion
Curriculum, Education and Technology
Public school
Escolas publicas
Inclusao digital
Tecnologia educacional
Tecnologia da informacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Palácio, Patrícia Passos Gonçalves. Inclusão digital de alunos de escola da rede pública municipal de ensino: uma visão crítica sobre o processo. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9989
Data de defesa: 22-Sep-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Passos Goncalves Palacio.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.