Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9991
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de educadores de educação infantil: um desafio para o cotidiano da escola
Autor: Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Este trabalho propôs-se a estabelecer uma reflexão crítica sobre o papel do Coordenador Pedagógico frente à formação permanente dos professores. Iniciou-se com a apreensão da realidade vivida na função de Coordenadora Pedagógica na Escola de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo desenhando a problemática e a sua conseqüente explicitação. Apontou-se caminhos na convivência grupal e os resultados foram registrados. No decorrer do trabalho evidenciou-se que a prática educativa pode ser intencionalmente provocada proporcionando resultados positivos e prazerosos. Procurou-se descrever aspectos essenciais que permeiassem o desenvolvimento do trabalho junto a professores da Escola Pública Municipal de São Paulo, compreendendo suas práticas pedagógicas e seus relacionamentos interpessoais como objetos de desvelamento sempre inseridos na realidade do dia a dia. Utilizaram-se como metodologia básica as idéias centradas na Formação Continuada de professores. Os momentos de destaque da realização deste trabalho foram as contínuas discussões, avanços e retrocessos de nossos atos, num trabalho coletivo de construção e reconstrução do fazer pedagógico em educação infantil
Palavras-chave: Formação continuada
Educadores de educação infantil
Professores -- Formacao profissional
Educacao continuada
Educacao pre-escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta. Formação continuada de educadores de educação infantil: um desafio para o cotidiano da escola. 1992. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9991
Data de defesa: 1-Dez-1992
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Lucia Ferreira Acosta Soares.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.