Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9996
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alternância no currículo: uma proposta para a inclusão escolar e social: um estudo da Escola Família Agrícola da Perimetral Norte/AP
Autor: Silva, Jose Amiraldo Ferreira da
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Este trabalho é uma alternância do currículo da Escola Família Agrícola da Perimetral Norte, implantada na comunidade de Cachorrinho,município de Pedra Branca do Amapari, Estado do Amapá. Analisa, através de um estudo de caso, o papel da escola no processo de inclusão ou exclusão escolar/social, a partir dos focos: trabalho coletivo, projeto da escola, ensinar e aprender, ensinar como desafio, sala de aula, avaliação e aprendizagem e interação dos alunos com a família, escola e comunidade, apresentando um histórico da experiência das EFAs na França, seu local de origem, Itália, África, Argentina e Brasil. Na experiência brasileira destacamos a contribuição do MEPES (Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo) e de seu Centro de Formação e os fundamentos teóricos que embasam a pedagogia da alternância, proposta alternativa de educação para o meio rural. Destacamos,também a importância dos movimentos sociais na luta por educação e resgate da cidadania pela inclusão escolar/social e conhecimento oferecido às classes populares. A escola continua com práticas e rotinas seletivas e excludentes. Para construir uma escola verdadeiramente democrática, para um homem que promova o bem comum, transforme a sociedade e se emancipe, é necessário organizar um currículo em novas bases para o que apresentamos algumas propostas
Palavras-chave: Classes populares
Ensino rural
Inclusao escolar/social
Luta por educacao
Movimentos sociais
Escola Familia Agricola da Perimetral Norte - Cachorrinho -- Pedra Branca do Amapari, AP
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Jose Amiraldo Ferreira da. Alternância no currículo: uma proposta para a inclusão escolar e social: um estudo da Escola Família Agrícola da Perimetral Norte/AP. 1998. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9996
Data de defesa: 1-Dez-1998
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Amiraldo Ferreira da Silva.pdf5,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.