???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10041
Tipo do documento: Tese
Título: A incubadora de empresas como prática interdisciplinar na formação de empreendedores no curso de administração de empresas
Autor: Alves, Claudio 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: O presente trabalho procura evidenciar a importância das Incubadoras de Empresas para a formação integral dos Administradores, desenhar um experimento concreto e analisar seus resultados pela visão interdisciplinar, como parte do planejamento pedagógico dos Cursos de Administração de Empresas no Brasil. O objetivo geral desta tese implica em colaborar na busca e na concretização de algumas respostas aos anseios da sociedade, no âmbito da formação em nível superior de Administradores, considerando que a política de diminuição do emprego formal se manifesta, acentuadamente, no cenário empresarial mundial. Deste objetivo surge o primeiro recorte temático do mundo do trabalho, para a definição do foco em que, universidades e institutos de pesquisa representaram o palco ideal de atuação das incubadoras no processo de formação de novos empreendedores. É necessário que o empreendedor esteja preparado para este objetivo, que conheça formas de análise do negócio, do mercado e de si mesmo, enquanto gestor, a fim de progredir individualmente e criar novos e coletivos espaços de trabalho. Destacamos o plano de negócio como uma ferramenta a ser aplicada pelo empreendedor. A vivência, possibilitada pela Incubadora de Empresas, preenche um hiato existente nesta formação de cunho eminentemente prático. Ser empreendedor não é visto nesta tese como uma questão de acúmulo de conhecimento, mas como introjeção de valores, atitudes, comportamentos, formas de percepção do mundo dos negócios e de si mesmo, voltados para a capacidade de inovar, convivendo com a incerteza e identificando oportunidades. Os alunos devem ter em mente que são donos de suas carreiras e responsáveis por elas, portanto, devem tratá-las bem. Ninguém é capaz de administrá-las melhor do que eles próprios. A tese mostra que esse pode ser um caminho de formação de valores, de experiências éticas e profissionalizantes para as gerações que estão formando-se
Abstract: The present monograph aims at evincing the importance of the Incubators of Companies in the uttermost building of the Administrators, by means of a concrete experiment, as well as analyzing its results in an interdisciplinary view as part of a pedagogical planning for Business Administration Courses throughout Brazi. Themain objective is to cooperare so as to come up with some answers, which respond to the expectancies of the society, as far as Business Administration Graduationis concerned, having in view that the policy of the shrinkage of formal employment has become overtly evident in the global scenario. Having this as the point of depart, the first topic discussed points out the labor market, I in a way that the focus in which universities and research institutes have appeared as the ideal scene on which incubators have played their role in the process of building up new entrepreneurs. It is necessary that the entrepreneur be prepared to achieve that goal. He has to know all the forms of business and market analysis, in the same way as he is has to be able of self-analysis, as a manager, so as to better himself individually and to create new and collective labor environments. Bearing that in mind, the Business Plan becomes a tool to be used by lhe entrepreneur. The probation made possible by the Incubators fills out the existing gap in an eminent/ypractical type of formation. Being an entrepreneur is not taken in this monograph as a matter of merely, amassing knowledge, but as an internalization of values, attitudes, behaviors, forms of perception of the inner and the business world towards the capacity of innovation, living with life uncertainty and identifying opportunities. Studentsmust bear in mind that they are the rulers of their own careers as well as responsible for them, reinforcing the need to frear them well. No one is more capable to administrare them other than themselves. Thus, the thesis presented herein demonstrares that that can be a way in the building up of values, ethical and professional experience for the graduating students
Palavras-chave: Incubadoras de empresas
Executivos -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Alves, Claudio. A incubadora de empresas como prática interdisciplinar na formação de empreendedores no curso de administração de empresas. 2004. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10041
Data de defesa: 30-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudio Alves.pdf26,87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.