???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10665
Tipo do documento: Dissertação
Título: Metodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aula
Autor: Vasconcellos, Celso dos Santos
Primeiro orientador: Severino, Antonio Joaquim
Resumo: A presente dissertação parte de um problema constatado na realidade escolar: a deficiência da prática do professor no processo de construção do conhecimento em sala de aula. Fazemos uma abordagem do problema na sua globalidade. Demonstramos a necessidade de uma fundamentação epistemológica e metodológica para o trabalho com o conhecimento na escola que se quer transformadora. Buscamos, na teoria dialética do conhecimento, a fundamentação epistemológica geral para o processo de construção do conhecimento em sala de aula. Percebemos a necessidade de um método de conhecimento. Encontramos no método dialético esse instrumental teórico-metodológico, procurando, então , compreender a estrutura básica desse método. Examinamos, por fim, a especificidade da construção do conhecimento na situação pedagógica escolar através da aproximação com o conhecimento científico e o ciclo gnosiológico. Feito este percurso pela teoria dialética do conhecimento, retomamos o campo pedagógico, a partir de uma concepção dialética de educação, nos detendo no espaço da sala de aula para melhor compreendê-lo, em sua especificidade. Em função da presença na prática escolar e do possível obstaculo que pode significar para uma nova concepção metodológica, fazemos a critica à metodologia tradicional -e escolanovista-, o que provoca a necessidade de se apontar perspectivas de superação para a construção do conhecimento. Desenvolvemos uma concepção da metodologia dialética de conhecimento em sala de aula, que é constituída por três grandes dimensões, a saber: mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e elaboração e exposição da síntese do conhecimento. O processo de conhecimento em sala de aula pode se servir de um conjunto de categorias teórico-metodológicas de construção do conhecimento: significação, praxis, problematização, continuidade - ruptura, criticidade, historicidade e totalidade. Concluímos;, fazendo algumas sobre a questão da organização do currículo e analisando o problema do tempo para se realizar uma proposta significativa e participativa. Abordamos ainda a necessidade de se trabalhar, no processo de formação do professor, o referencial teórico-metodológico de construção de conhecimento. Apontamos algumas alterações que precisam ser feitas nas condições de produção do conhecimento
Palavras-chave: Educacao
Educacao: Historia e Filosofia da Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Vasconcellos, Celso dos Santos. Metodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aula. 1992. 262 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10665
Data de defesa: 7-Jul-1992
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
celso dos santos vasconcellos.pdf7,32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.