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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14158
Tipo do documento: Tese
Título: Design e suporte em contexto de curso online: um estudo sob a perspectiva da teoria da atividade
Autor: Ribeiro, Andrea da Silva Marques 
Primeiro orientador: Collins, Heloisa
Resumo: Esta pesquisa situa-se na interface da Linguística Aplicada e da Educação a Distância e visa contribuir para o aprimoramento do design de cursos online, ampliando a compreensão acerca das relações entre as atividades de design e de suporte. Para tal, investiga duas edições do curso Teachers Links, cujo design está sob a responsabilidade dos grupos de pesquisa Edulang e Reflexão sobre a ação. Partindo do pressuposto de que as atividades de design e de suporte podem se complementar e se transformar com vistas à melhoria do design e do desempenho dos participantes, este estudo busca compreender como um curso online se materializa enquanto objeto da atividade de design e como os participantes exercem a atividade de suporte ao longo do curso, verificando o impacto mútuo dessas atividades. Assim, a análise foi organizada em três blocos. O primeiro recai sobre a 1ª edição do curso como objeto da atividade de design, descrevendo a rede de sistemas de atividades. O segundo bloco reside na atividade de suporte em processo, a partir do momento de implementação do curso. Por fim, o terceiro bloco retoma ao curso, em sua 2ª edição, para descrever e interpretar a rede de sistemas que o compõe, estabelecendo assim algumas relações entre tais atividades. A fundamentação teórica que pauta este estudo provém da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1999, 2000, 2007), da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATHIESSEN, 2004), com base nos sistemas de avaliatividade (MARTIN E ROSE, 2003) e de transitividade (THOMPSON, 2004). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base descritiva e interpretativista (HOLMES, 1992; MOITA LOPES, 1996; ERICKSON, 1992; HOLLIDAY, 1999), situada em um contínuo de análise qualitativa e quantitativa (BROWN, 2004). Os resultados indicam que as atividades de design e de suporte se transformam não somente pelo viés dos problemas, mas pelo foco nos sujeitos e que a atividade de suporte se constitui de forma mais complexa do que a planejada, abarcando problemas de diferentes naturezas que requerem ações específicas além das planejadas na atividade de design
Abstract: This study is on the interface between Applied Linguistics and Distance Education and aims at contributing to online course design improvement as well as to a broader understanding of the relations between the design and the support activities in online contexts. To do so, it investigates two editions of Teachers Links course, whose design is under the responsibility of the research groups Edulang and Reflexão sobre a ação. Based on the presupposition that design and support activities can complement one another and mutually transform themselves with the aim of improving design and participants performance, this study attempts to understand how an online course materializes itself as the object of the design activity and how the participants take part in the support activity, establishing the mutual impact of those activities. Thus, the analysis was organized into three parts. The first one focuses on the first edition of the course as the object of design activity so as to describe it and its network of activity systems. The second part has the support activity in process as its focus, from the moment the course starts to be implemented. To finish, the third part focuses on the 2nd edition of the course in order to describe and interpret the network of its activity systems, establishing relations between the design and support activities. The research draws on the Activity Theory (ENGESTRÖM, 1999, 2000, 2007), the Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY e MATHIESSEN, 2004), based on the system of appraisal (MARTIN e ROSE, 2003) and on the system of transitivity (THOMPSON, 2004). The research paradigm is qualitative with descriptive and interpretive basis (HOLMES, 1992; MOITA LOPES, 1996; ERICKSON, 1992; HOLLIDAY, 1999), situated in a qualitative and quantitative continuum (BROWN, 2004). The results indicate that design and support activities are transformed by focusing not only on the problems but also on the individuals as well as that the support activity is a complex one due to the different nature of the problems that modify its object and require specific actions, besides the ones planned in the design activity
Palavras-chave: Educação a distância
Design
Suporte
Teoria da atividade
Avaliatividade
Transitividade
Distance education
Design
Support
Activity theory
Appraisal
Transiti
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Ribeiro, Andrea da Silva Marques. Design e suporte em contexto de curso online: um estudo sob a perspectiva da teoria da atividade. 2010. 229 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14158
Data de defesa: 23-Jun-2010
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