REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14529
Tipo: Dissertação
Título: O discurso da publicidade brasileira: construção e desconstrução de estereótipos da velhice
Autor(es): Rodrigues, Patrícia Karin de Almeida
Primeiro Orientador: Dias, Ana Rosa Ferreira
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o modo como a publicidade brasileira mobiliza a construção e desconstrução de estereótipos da velhice. Para isso, este estudo está também centrado em algumas reflexões sobre o universo enunciativo, noções de sujeito e discurso, o qual é constitutivo de práticas discursivas. O corpus escolhido para análise é a publicidade impressa na revista VEJA sobre a campanha de divulgação do Concurso Banco Real Talentos da Maturidade do ano de 2004 ao de 2007. Nossa principal reflexão é sobre como a velhice tem sido encarada pelos idosos, em particular, e pela sociedade, em geral. Nesse contexto, adotamos a perspectiva da Análise do Discurso de Linha Francesa para compreender os sentidos produzidos pelos anúncios publicitários dessa campanha Na análise do corpus, composta por seqüências discursivas que mostram práticas sociais e contextos históricos, verificamos sentidos constituídos pela cenografia da campanha publicitária do Banco Real que assume uma dimensão cultural. A pesquisa revela mecanismos específicos de funcionamento da publicidade e reflete sobre os sentidos acionados, criados, recriados e cultivados pelo discurso da publicidade contemporânea de forte efeito persuasivo. Concluímos este estudo confirmando que os estereótipos da velhice contribuem para a compreensão de como a transmissão da informação sobre o produto, serviço ou da marca reflete valores dos consumidores, identidades e a cultura na qual estão imersos. Além disso, nossa reflexão apresenta a terceira idade como uma prática discursiva e social da publicidade contemporânea que também não está livre das caracterizações que os estereótipos expressam
Abstract: The purpose of this research is to analyze on the way Brazilian advertisement mobilizes the construction and the deconstruction the old age stereotypes. For that, this study is also centered in some reflections about the enunciative universe, notions of subject and discourse, which is constitutive discursive practices. The corpus used in this analysis is the advertising as published in VEJA magazine about the campaign Concurso Banco Real Talentos da Maturidade from 2004 to 2007. Our central reflection is about how old age has been faced by elderly people, specifically, and by society, in general. In this context, we adopt the perspective of the French School of Discourse Analysis for understanding the meaning produced by the adverts discourse. In the analysis of our corpus, composed by discursive sequences that show social practices and historical contexts, we examined meanings constituted for scenery the Real Amro Bank advertising campaign that assumes a cultural dimension. The research reveals specific ways in that campaign functions and reflects about the meanings triggered, create, rebuilt, cultivated by the contemporary advertising discourse with strong persuasive effect. We conclude by stating the old age stereotypes contribute to the comprehension how the transmission of information about the product, service or the brand reflect customers values, identities and the culture in which they are immersed. Besides that, our reflection presents the third age like a discursive social practice of contemporary advertising that is not free of the stereotypes characterizations too
Palavras-chave: Discurso
Estereótipos
Cenografia
Discourse
Advertising
Old age
Stereotypes
Scenery
Analise do discurso
Publicidade -- Brasil
Publicidade e idosos
Velhice
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Língua Portuguesa
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Rodrigues, Patrícia Karin de Almeida. O discurso da publicidade brasileira: construção e desconstrução de estereótipos da velhice. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14529
Data do documento: 1-Out-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Karin de Almeida Rodrigues.pdf4,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.