REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15341
Tipo: Dissertação
Título: A supervisão psicanalítica na clínica escola: lembrar, sonhar e re-inventar
Autor(es): Lima, Thaís Monteiro de
Primeiro Orientador: Cintra, Elisa Maria de Ulhoa
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo contribuir para a reflexão e compreensão da experiência clínica de futuros psicólogos, acompanhados em supervisão, essa última considerada ambiente terapêutico que seja facilitador de aprendizagem clínica. Para tanto serão considerados os relatos e registros em diários de bordo dos alunos a cada atendimento clínico e a cada sessão de supervisão. O atendimento clínico e supervisão psicanalítica da faculdade de Psicologia serão o objeto de reflexão deste trabalho. A formação de alunos exige mais do que os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. No cenário do serviço-escola os alunos integram a teoria com a prática clínica. Apenas a teoria em psicologia clínica não ensina a ser clínico. O espaço para a aprendizagem clínica é um ambiente que possibilita a prática clínica vivida e supervisionada em situação analítica. A supervisão é um caminho que privilegia a criação profissionais capazes de entrar no modo de operar da clínica psicanláitica. Descrevendo situações vividas no serviço-escola, prentende-se justificar essas ideias
Abstract: The objective of this work is to contribute to the comprehension of and the reflections about the clinic experience of future psychologists, in the study still, under supervision, which is considered therapeutic environment that facilitates the clinical learning process. For that, student`s accounts of events for each clinic treatment appointment and supervision logs of each supervision session will be considered. Clinical treatment and psychological supervision provided by the College of Psychology are the object of this work. Psychologist‟s formation demands more than the basic knowledge that is acquired in the classroom. In the Clinic-School set students are able to integrate theory with clinical practice. Psychological theory by itself does not teach clinic. Clinic-School makes room for clinical learning; it is an environment that enables real life clinical practice and it is supervised via psychoanalysis. The path of supervision privileges the formation of professionals that are capable of operating within the psychoanalytic clinic realm. This work intends to justify these ideas by describing situations that occurred inside the Clinic-School
Palavras-chave: Formação clínica
Supervisão psicanalítica
Psicanálise
Situação analítica
Clinical formation
Psychoanalytic supervision
Psychoanalysis
Analytic situation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Lima, Thaís Monteiro de. A supervisão psicanalítica na clínica escola: lembrar, sonhar e re-inventar. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15341
Data do documento: 4-Abr-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais Monteiro de Lima.pdf818,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.