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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16538| Tipo: | Tese |
| Título: | Aprendendo a conviver: um estudo que prioriza as relações interpessoais na comunidade escolar |
| Título(s) alternativo(s): | Learning how to coexist: a study that prioritizes the interpersonal relations within the school community |
| Autor(es): | Gaspar, Maria Aurora Dias |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Laurinda Ramalho de |
| Resumo: | O presente estudo busca compreender o Projeto Conviver, desenvolvido numa escola pública da região periférica da Grande São Paulo, cujo objetivo é dar melhor qualidade às relações interpessoais, considerando que uma melhor convivência promove um clima mais propício à aprendizagem. O estudo de caso foi a opção metodológica. O foco deste estudo consiste em compreender a gestação e os movimentos do Projeto Conviver, com ênfase em suas singularidades. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se: observação do contexto escolar, análise documental e entrevistas. Foram realizadas entrevistas com o grupo gestor, professores e alunos. O referencial teórico que direcionou o estudo foi a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, abordagem cujo pressuposto básico é a confiança no ser humano e que valoriza o papel das relações interpessoais para a compreensão e solução dos problemas. Na análise, destacaram-se: a diretora e a configuração do Projeto Conviver; o grupo e as relações de poder; e as relações entre o projeto e a aprendizagem |
| Abstract: | The present study aims to understand the Coexistence Project (Projeto Conviver), developed in a public school of the suburbs of Greater São Paulo, whose purpose is to provide better quality in interpersonal relations, taking into account that good coexistence provides a favorable learning environment. The methodology adopted was case study. The objective of this study consists of understanding the evolution and activities of the Coexistence Project, focusing on its particular features. The following was used as data collection instrument: observation of the school context, document analysis and interviews, the latter carried out among the school management, teachers and students. The theoretical basis guiding the study was Carl Rogers Individual-Centered Approach, whose fundamental assumption is the trust in human beings, and that those value the role of interpersonal relations for understanding and solving problems. The analysis distinguishes the following: the school principal and the setting of the Coexistence Project; the group and the power relations; and the relations between the project and learning |
| Palavras-chave: | Relações interpessoais Projeto político-pedagógico Abordagem centrada na pessoa Interpersonal relations Pedagogical and political project Individual-centered approach Rogers, Carl Ransom -- 1902-1987 Convivencia Psicoterapia centrada no cliente Relacoes humanas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
| Citação: | Gaspar, Maria Aurora Dias. Learning how to coexist: a study that prioritizes the interpersonal relations within the school community. 2009. 216 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16538 |
| Data do documento: | 2-Jul-2009 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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