Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Valentini, Aline de Alcantara | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509387E8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bittencourt, Circe Maria Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-01T12:11:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-16 | - |
dc.identifier.citation | Valentini, Aline de Alcantara. História e cultura indígena nas licenciaturas em História: USP, UNESP/FCL-Assis, UNICAMP e PUC-SP. 2016. 279 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19468 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa realiza o estudo dos currículos de quatro cursos de Licenciatura em História, todas de universidades localizadas no Estado de São Paulo, em busca de compreender e demonstrar o processo pelo qual conteúdos de História Indígena passam a ser relevantes nestes cursos. A Lei 11.645/08, decretada e sancionada pelo então presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva - que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Indígena em toda rede do ensino básico - é fruto direto das reivindicações do movimento indígena, ONGs, indigenistas e universidades, que almejam ver reconhecidas as contribuições dos povos indígenas no processo de formação da nação brasileira. A referida lei ao reforçar a relevância que a escola tem ao tornar obrigatório o ensino das histórias e culturas indígenas, leva ao questionamento e entendimento da importância da Universidade no processo de formação dos professores e na produção historiográfica para o ensino da temática. Nesse contexto, a demanda criada pela lei pode apontar para inclusão de conteúdos, constituição de uma disciplina acadêmica específica na grade curricular, concursos para o provimento de vagas por especialistas na área e aumento de pesquisas e orientações acadêmicas institucionais. Para o estudo analisamos a legislação pertinente e o currículo das Licenciaturas em História da USP, UNESP/FCL-Assis, Unicamp e PUC-SP, a partir da leitura dos projetos pedagógicos, programas de disciplinas e ementários os mais recentes. Os conceitos de currículo e disciplina empregados referenciam-se nas considerações de Ivor Goodson e André Chervel | por |
dc.description.abstract | The research accomplishes the study of the curricula of four courses of Graduation in History, all of located universities in the State of São Paulo, in search of to understand and to demonstrate the process for which contents of Indigenous History start to be relevant in these courses. The Law 11.645/08, ordained and sanctioned by the then president of the republic, Luís Inácio Lula da Silva - that turns obligatory the teaching of History and Indigenous Culture in every net of the basic teaching - it is direct fruit of the claims of the indigenous movement, NGOs (Non-governmental Organizations), indigenists and universities, that long for to see recognized the contributions of the indigenous people in the process of formation of the Brazilian nation. Referred her law when reinforcing the relevance that the school has when turning obligatory the teaching of the histories and indigenous cultures, it takes to the questioning and understanding of the importance of the University in the process of the teachers' formation and in the production historiographical for the teaching of the theme. In that context, the demand created by the law can appear for inclusion of contents, constitution of a specific academic discipline in the grating curricular, contests for the provision of vacancies for specialists in the area and increase of researches and institutional academic orientations. For the study we analyzed the pertinent legislation and the curriculum of the Degrees in History of USP, UNESP/FCL- Assis, Unicamp and PUC-SP, starting from the reading of the pedagogic projects, programs of disciplines and digest the most recent. The curriculum concepts and discipline used it reference in Ivor Goodson's considerations and André Chervel | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/40325/Aline%20de%20Alc%c3%a2ntara%20Valentini.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Histórias e culturas indígenas | por |
dc.subject | Universidades paulistas - Licenciatura em Histótia | por |
dc.subject | Professor de História - Formação profissional | por |
dc.subject | Histories and Indigenous Cultures | eng |
dc.subject | Universities from São Paulo - Graduation in History | eng |
dc.subject | Formation of the teacher of History | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.title | História e cultura indígena nas licenciaturas em História: USP, UNESP/FCL-Assis, UNICAMP e PUC-SP | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aline de Alcântara Valentini.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.