Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Aline Maia | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8130276J6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fraga, Estefania Knotz Cangucu | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T11:59:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-25 | - |
dc.identifier.citation | Borges, Aline Maia. A cultura pianística em São Paulo: um recorte da memória urbana (1890-1914). 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22295 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa apresenta um olhar sobre o surgimento e desenvolvimento da cultura pianística em São Paulo, no final do século XIX e início do século XX, a partir de análises de representações do piano em periódicos da época. Levou-se em consideração que as práticas pianísticas – tocar, ouvir, compor e estudar piano -, estavam inseridas no cenário da música erudita paulistana, interagindo com práticas comerciais, sociais e culturais da cidade. Através de anúncios, partituras, programas de concertos, críticas musicais e relatos de professores, é possível localizar espaços, sujeitos e práticas relacionadas ao instrumento. Ao longo do século XIX e começo do século XX, a cultura pianística se desenvolveu nos ambientes domésticos e palcos da cidade, sendo vivenciada em situações de concerto e de aprendizado | por |
dc.description.abstract | This research presents a view over the onset and development of the piano culture in Sao Paulo during the end of the 19th century and the beginning of the 20th century from the analysis of the depictions of the piano in journals from the referred time. It was taken into consideration that the practices related to the piano – playing, listening, composing and studying – were inserted within the classical music scenario in Sao Paulo’s capital, interacting with the city’s commercial, social and cultural practices. Through advertising, scores, concert programs, reviews and tutors’ records, it is possible to locate places, individuals and practices related to the instrument. Throughout the 19th century and the beginning of the 20th century, the piano culture was developed in the domestic environment and stages around the city, being experienced in situations of concert and learning | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/49407/Aline%20Maia%20Borges.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Piano - Instrução e estudo | por |
dc.subject | Música - História e crítica | por |
dc.subject | Cultura pianística em São Paulo | por |
dc.subject | Piano - Instruction and study | eng |
dc.subject | Music - History and criticismo | eng |
dc.subject | Piano culture in Sao Paulo | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | A cultura pianística em São Paulo: um recorte da memória urbana (1890-1914) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aline Maia Borges.pdf | 5,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.