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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22582
Tipo: | Dissertação |
Título: | O pensamento médico higienista e a Educação Física no Brasil: 1850-1930 |
Autor(es): | Soares, Carmen Lúcia |
Primeiro Orientador: | Aragão, Ediógenes |
Resumo: | Esta pesquisa, elaborada a partir de urna abordagem histórica abrangendo o período de 1850—1930, analisa a influência do pensamento médico higienista na Educação Física no Brasil, uma influência que não se fez exclusivamente sobre ela, mas sobre toda a sociedade brasileira numa época de grandes transformações. Fruto da biologização e naturalização que dirige a construção desta nova sociedade em transformação, a Educação Física foi utilizada pelos médicos higienistas como instrumento de aprimoramento na saúde física e moral, acoplada aos ideais eugênicos de regeneração e purificação da raça. Ela se fez protagoniza de um corpo saudável, robusto, disciplinado, e de uma sociedade asseptica, limpa, ordenada e moralizada, enquadrada, enfim aos padrões higiênicos de conteúdo burguês. Podia ser a “receita” e o “remédio” para a cura de todos os males que afligiam a caótica sociedade brasileira capitalista em formação. As fontes consultadas - atas de reuniões cientificas, conferências, relatórios de pesquisa, conclusões de congressos, moções votadas em congressos - revelam a vontade dos médicos de trazer para si a responsabilidade de pensar e “solucionar” os problemas não apenas da Educação Física, mas da educação em geral e da sociedade seu conjunto |
Abstract: | The dissertation has no abstract |
Palavras-chave: | Educação física - Brasil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Soares, Carmen Lúcia. O pensamento médico higienista e a Educação Física no Brasil: 1850-1930. 1990. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22582 |
Data do documento: | 23-Ago-1990 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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