REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22982
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia dos multiletramentos em um projeto de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: construção de base para um projeto de compartilhamento pedagógico
Autor(es): Silva, Nordeci de Lima
Primeiro Orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de intervenção pedagógica de uma professora, mediado pelas práticas de multiletramentos, em uma classe de terceiro ano do Ensino Fundamental I, no contexto sócio-histórico-cultural da escola e, a partir disso, desenvolver uma proposta de compartilhamento de práticas pedagógicas colaborativas entre os professores. O fundamento teórico-metodológico é o Crítico Colaborativo, por buscar uma compreensão crítica acerca do contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos, por meio de ações colaborativas e intervenções pedagógicas das práticas de multiletramentos. Os multiletramentos despertam a criatividade, o dinamismo, a inovação, o interesse e a motivação para a produção de sentidos, para a desencapsulação das ações pedagógicas, para a aprendizagem expansiva e para a valorização do meio sociocultural do educando, dentro de perspectivas multimodais, multimidiáticas e multiculturais, com práticas transformadoras. Como procedimentos de produção e coleta de dados, foram utilizados vídeos, fotos, atividades pedagógicas e relatórios que foram analisados com base na linguagem da reflexão crítica: descrever, informar, confrontar e reconstruir. O resultado da pesquisa evidencia a transformação da práxis pedagógica da professora pesquisadora, por meio de um projeto de leitura para o letramento alfabetizador. A relevância deste estudo justifica-se pela importância da prática pedagógica como processo de formação contínua no desenvolvimento docente e para fomentar a diversidade das ações pedagógicas no contexto escolar. A compreensão dos resultados permitiu desenvolver uma proposta de compartilhamento de práticas e ações pedagógicas de multiletramentos, pautada em um processo de formação crítico-colaborativa de professores
Abstract: This research aims at understanding a teacher’s pedagogical intervention process, mediated by multiliteracies, in a third-grade group of Elementary School, in the social, historical and cultural context of a school, in order to develop a pedagogical practices sharing proposal amongst teachers. Theorical-methodological foundation is Critical-Collaborative, once it aims at the critical understanding of the social, historical and cultural context of the involved subjects through collaborative actions and pedagogical interventions of multiliteracies practices. Multiliteracies practices spark creativity, dynamism, innovation, interest and motivation for producing senses, decapsulation of pedagogical practices, expansive learning, valuation of student’s social and cultural environment within multimodal, multimedia and multicultural perspectives, with transforming practices. Research has been carried out by the teacher-researcher with a group of third grade students of Elementary School. For procedures of production and collection of data, we have used video, photos, pedagogical activities and reports, which have been analyzed based on a the language of critical reflection: describe, inform, confront and reconstruct. The research results point out changes in the teacher’s pedagogical practice through a reading project aimed at reading and writing literacy. Relevance of this study is justified by the importance of pedagogical practice as continuous education process for teacher development as well as to foster diversity of pedagogical practices in the school context. Understanding of results allowed the development of a multiliteracies pedagogical actions and practices sharing proposal, based on teachers’ critical-collaborative education process
Palavras-chave: Alfabetização
Professores alfabetizadores - Formação profissional
Educação permanente
Letramento
Learning
Reading teachers - Occupational training
Continuing education
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Silva, Nordeci de Lima. Pedagogia dos multiletramentos em um projeto de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: construção de base para um projeto de compartilhamento pedagógico. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22982
Data do documento: 17-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nordeci de Lima Silva.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.