Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25918
Tipo: | Dissertação |
Título: | A sociedade do conhecimento e educação para o trabalho no Brasil |
Autor(es): | Gaeta, Caio Kraide |
Primeiro Orientador: | Gatti, Daniel Couto |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar atuais transformações econômicas e sociais decorrentes do recente desenvolvimento tecnológico, relacionado ao movimento da chamada Indústria 4.0, e os impactos dessas transformações sobre a educação para o trabalho no Brasil. Tal estudo se justifica pela aparente lacuna existente nos debates de teorias educacionais quando tratando das tendências da educação para o século XXI. A hipótese é de que as tendências educacionais estão abordando o tema das habilidades socioemocionais e empreendedorismo de forma abstrata e até mesmo equívoca, abrindo a possibilidade de uma reprodução dos moldes tradicionais da educação para o trabalho precarizado no Brasil. Para os aspectos teóricos metodológicos, foram utilizadas pesquisas qualitativas e quantitativas anteriores, bem como autores de referência das áreas de Educação, Economia e Sociologia do Trabalho. Como resultado, é exposta a necessidade de políticas educacionais conciliadas com projetos de desenvolvimento econômico local |
Abstract: | This study analyzes current economic and social changes resulting from the technological development related to the Industry 4.0 movement, and the impacts of these changes on education for work in Brazil. This research is justified by the apparent gap in on educational theories when dealing with trends in education for the 21st century. The hypothesis is that educational trends are approaching the topic of socio-emotional skills and entrepreneurship in an abstract and even equivocal way, opening the possibility of a reproduction of the traditional molds of education for precarious work in Brazil. For the methodological theoretical aspects, previous qualitative and quantitative research were used, as well as reference authors from the areas of Education, Economics and Sociology. As a result, the need for educational policies reconciled with local economic development projects is exposed. |
Palavras-chave: | Educação Tecnologias Desenvolvimento econômico Precarização do trabalho Education Technologies Economic development Precariousness of work |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Gaeta, Caio Kraide. A sociedade do conhecimento e educação para o trabalho no Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25918 |
Data do documento: | 7-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caio Kraide Gaeta.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.