REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27983
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A imagem corporal da juventude feminina de São Paulo sob a perspectiva sócio-histórica da Psicologia
Autor(es): Mello, Lygia Gonçalves Pereira de
Primeiro Orientador: Sanchez, Sandra Gagliardi
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender, a partir da dialética entre objetividade e subjetividade adotada pela perspectiva sócio-histórica da Psicologia, como se dá a constituição da imagem corporal feminina em diferentes contextos urbanos na atualidade, compreendendo-a como produto e produtora de discursos conflituosos sobre corpo e ideais de beleza, a saber: (1) O discurso midiático (mídias de massa) e o discurso da indústria da beleza; (2) O discurso médico-científico; (3) O discurso de movimentos feministas característicos desse novo século. O problema de pesquisa foi saber se é possível identificar diferenças entre os discursos sobre corpo e imagem corporal de jovens de 18 a 25 anos do gênero feminino de distritos da cidade de São Paulo com diferentes índices de exclusão social, tendo como norte de investigação os três tipos de discurso acima elencados. Adotou-se para fins de investigação desse problema e em coerência com a abordagem estudada a Conversação (González Rey, 2005), realizada com duas estudantes do sexo feminino, uma de região periférica e de baixo nível socioeconômico (Itaim Paulista) e outra do centro e alto nível socioeconômico (Vila Mariana) da cidade de São Paulo, tendo como critério de seleção o índice de exclusão social da região em que mora, conforme o Atlas da Exclusão Social no Brasil (2004; 2015). Os resultados apontam para diferenças importantes de aspectos de raça e classe na significação dos padrões de beleza e imagem corporal das jovens, como por exemplo a inclusão da cor da pele na compreensão desse padrão pela participante do Itaim Paulista e sua exclusão pela participante da Vila Mariana, ainda que apresentem compreensões semelhantes de saúde e do papel da mídia na sua sustentação. O padrão de beleza é visto como retrato dos costumes e imagem de uma certa classe social (a elite), sendo valorizado e questionado por ambas as jovens, e o discurso feminista é uma ferramenta crítica importante que norteia os questionamentos produzidos, transformando a relação das jovens com o próprio corpo. Não obstante, a busca por saúde e embelezamento de si pelos mesmos meios (alimentação e exercícios) apontam para uma forte proximidade do discurso médico com os padrões de beleza. As diferenças observadas apontam para a importância de se racializar e fazer recortes de classe nas discussões sobre os padrões de beleza femininos e a insatisfação corporal de mulheres, reconhecendo-nos como fenômenos próprios de uma questão (o corpo da mulher) que articula gênero, classe e raça, produzindo-se em relação histórica e dialética com a realidade
Palavras-chave: Sócio-histórica
Imagem corporal
Juventude
Mulheres
Significações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Mello, Lygia Gonçalves Pereira de. A imagem corporal da juventude feminina de São Paulo sob a perspectiva sócio-histórica da Psicologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27983
Data do documento: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LYGIA GONÇALVES PEREIRA DE MELO - TCC.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.