REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32337
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto do propósito organizacional na percepção de valor do consumidor universitário da geração Z
Autor(es): Souza, Gabriella Pereira de
Primeiro Orientador: Ramuski, Carmen Lidia
Resumo: É cada vez mais comum encontrar empresas com propósito, este assunto tem ganhado popularidade diante do público consumidor. Por outro lado, o consumidor jovem tem sido valorizado de forma crescente pelas empresas, emergindo como foco de ações mercadológicas devido não exatamente ao seu poder de compra, como também a sua influência sobre as outras faixas etárias. Nesse sentido, este trabalho buscou verificar a relação do propósito em uma organização com a percepção de valor do público universitário da geração Z, procurando saber se este pode ser considerado um diferencial competitivo para a companhia. Como instrumento de pesquisa foram entrevistados 30 alunos de cursos da FEA com idades entre 18 e 24 anos por meio de um questionário semiestruturado em uma pesquisa exploratória. Verificou-se que estes consumidores possuem consciência sobre o assunto, preocupam-se com o meio ambiente e valorizam empresas que apresentam um propósito. Entretanto, constatou-se que estes jovens não estão propensos a realizar esforços para agir de forma proativa para que essas ações e posicionamento se propagem e sejam realmente aceitos. Interpreta-se que comunicações com fontes mais confiáveis e críveis além de mais frequentes, teriam potencial para gradualmente solidificar estas atitudes e melhorar esse comportamento, neste ponto destaca-se as mídias digitais e redes sociais, que são os meios mais visualizados no momento por estes consumidores que representam a geração Z
Palavras-chave: Empresas com propósito
Empresas B
Consumidor da geração Z
Valor
Percepção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Administração
Citação: Souza, Gabriella Pereira de. O impacto do propósito organizacional na percepção de valor do consumidor universitário da geração Z. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32337
Data do documento: 28-Nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriella Pereira de Souza_Gabriella Pereira de.pdf532,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.