REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39441
Tipo: Tese
Título: Design de formação continuada colaborativa: entre gestão escolar, tecnologias educacionais e metodologias ativas
Autor(es): Martins, Leandro Wendel
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Resumo: A formação continuada em serviço refere-se a programas voltados para as necessidades e interesses de comunidades escolares e envolve os profissionais da escola. Nesta pesquisa, o recorte voltou-se para a formação continuada remota de gestores escolares com o objetivo de desenhar ação colaborativa para a criação de cultura de adoção de estratégias das metodologias ativas e tecnologias educacionais. O caráter metodológico de pesquisa-ação colaborativa permitiu o desenho coletivo das proposições intencionadas e divididas em duas etapas: 1. formação continuada em serviço voltada para os gestores escolares sobre tecnologias educacionais e metodologias ativas; e 2. composição e possibilidade de realização de planos de ação para que os gestores ofertassem programa de formação para os professores de suas escolas. O lócus se constituiu no programa de formação e na rede municipal de ensino do interior do Paraná em interações durante um ano letivo, e com coleta dos dados produzidos e analisados em duas frentes: 1. programa de formação continuada de gestores; e 2. seleção de produção de escolas participantes. A análise de conteúdo foi suportada por teoria formulada com a revisão sistemática de literatura (RSL), somada à literatura selecionada pelo pesquisador. Os resultados permitiram compreender o processo de formação continuada em serviço desenhado e desenvolvido com os gestores, envolvendo tecnologias educacionais e metodologias ativas e o sentido de design de ação colaborativa para construções em grupos
Abstract: In-service continuing education refers to programs focused on the needs and interests of school communities which involve school professionals. This research aimed to design developmental collaborative actions of a culture of active methodologies and educational technologies implementation strategies through continuing online education of school managers. This study used a collaborative research-action methodology which allowed the shared design of the intentional propositions, divided into two stages: 1. In-service school managers continuing education on educational technologies and active methodologies. 2. Building of carried-out action plans to be offered to the teachers by their school managers. The research locus was the continuing education program, the interactions with Parana municipal education system during a school year, and the data produced and analyzed in two categories: 1. School managers continuing education program. 2. Selection of production from participating schools. The Systematic Literature Review (SLR) allowed the development of the theory that sustained the analysis of the content added to the literature selected by the researcher. The results made it possible to understand the educational technologies and active methodologies in-service continuing education process designed and developed with the school managers and the meaning of collaborative action design for group formations
Palavras-chave: Estudo colaborativo
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Cultura digital
Estudo híbrido
Design curricular
Collaborative study
Digital information and communication technologies
Digital culture
Hybrid study
Curriculum design
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Martins, Leandro Wendel. Design de formação continuada colaborativa: entre gestão escolar, tecnologias educacionais e metodologias ativas. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39441
Data do documento: 3-Jul-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leandro Wendel Martins.pdf7,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.