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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer |
Autor(es): | Lima, Hiero de la Vega de |
Primeiro Orientador: | Mieli, Silvio Roberto |
Resumo: | Presente na indústria de games desde os tempos da Atari, a cultura do crunch é o encorajamento implícito ou explícito, por parte das lideranças e cultura corporativa geral de estúdios, à exploração dos desenvolvedores, que frequentemente se veem trabalhando longas horas e não recebendo qualquer tipo de compensação, normalmente para que um título saia dentro do prazo. O crunch gera uma série de impactos físicos, psicológicos e sociais para os funcionários que afeta, e, em casos extremos, chega a acabar com suas carreiras na indústria de games. A partir dos anos 2000, o tópico passa a ser abordado com cada vez mais espaço e relevância na mídia especializada, mas certos setores do fandom gamer — e mesmo o próprio jornalismo hegemônico na área — ainda se veem incapazes de confrontar o fenômeno crunch pelo que é, tratando o tópico com relativa permissividade, como exemplificado pelo estudo de caso The Game Awards 2020. Este projeto olha para as variadas respostas da indústria, da mídia e do público consumidor de games ao crunch, a fim de analisar e buscar motivos para as atitudes gerais ao redor deste |
Abstract: | Crunch culture in the video game industry and its reverberations in the gaming community |
Palavras-chave: | Crunch Jornalismo de games Indústria de games Fandom gamer Exploração de trabalho Crunch Gaming journalism Games industry Gaming fandom Labor exploitation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Jornalismo |
Citação: | Lima, Hiero de la Vega de. A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387 |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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