REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
Autor(es): Lima, Hiero de la Vega de
Primeiro Orientador: Mieli, Silvio Roberto
Resumo: Presente na indústria de games desde os tempos da Atari, a cultura do crunch é o encorajamento implícito ou explícito, por parte das lideranças e cultura corporativa geral de estúdios, à exploração dos desenvolvedores, que frequentemente se veem trabalhando longas horas e não recebendo qualquer tipo de compensação, normalmente para que um título saia dentro do prazo. O crunch gera uma série de impactos físicos, psicológicos e sociais para os funcionários que afeta, e, em casos extremos, chega a acabar com suas carreiras na indústria de games. A partir dos anos 2000, o tópico passa a ser abordado com cada vez mais espaço e relevância na mídia especializada, mas certos setores do fandom gamer — e mesmo o próprio jornalismo hegemônico na área — ainda se veem incapazes de confrontar o fenômeno crunch pelo que é, tratando o tópico com relativa permissividade, como exemplificado pelo estudo de caso The Game Awards 2020. Este projeto olha para as variadas respostas da indústria, da mídia e do público consumidor de games ao crunch, a fim de analisar e buscar motivos para as atitudes gerais ao redor deste
Abstract: Crunch culture in the video game industry and its reverberations in the gaming community
Palavras-chave: Crunch
Jornalismo de games
Indústria de games
Fandom gamer
Exploração de trabalho
Crunch
Gaming journalism
Games industry
Gaming fandom
Labor exploitation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Jornalismo
Citação: Lima, Hiero de la Vega de. A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Nina de la Vega de L.pdf316,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.