REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44167
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores de Língua Inglesa: uma proposta antirracista
Autor(es): Francisco, Tadeu Benedito Veiga
Primeiro Orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Essa pesquisa, fundamentada na metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) e orientada pela Intenção Colaborativa, explora o potencial da desencapsulação curricular da BNCC por meio do Multiletramento Engajado como uma forma de promover a educação antirracista entre alunos de língua inglesa do Ensino Fundamental Anos Finais no Brasil. Abordando o problema de como a transformação curricular pode fomentar a consciência racial crítica entre os estudantes, esse estudo apresenta uma proposta didática voltada primeiramente para a formação antirracista de professores de língua inglesa. Com o objetivo de que os estudos realizados durante a pesquisa e a fundamentação teórica possam subsidiar e compor uma futura formação antirracista para esses docentes, a proposta didática integra Atividades Sociais e Multiletramento Engajado, buscando romper barreiras curriculares tradicionais e promover a inclusão. O referencial teórico abrange a Desencapsulação do Currículo de Língua Inglesa, a Pedagogia dos Multiletramentos, o Multiletramento Engajado e as Atividades Sociais, Educação Antirracista, Formação de Professores, Teoria Racial Crítica, Letramento Racial Crítico na Educação, Racismo como Sofrimento Ético-Político e Leis Antirracistas na Educação no Brasil. Com base nesse referencial teórico, o estudo demonstra o racismo como uma estrutura endêmica sustentada por instituições educacionais e sociais e incorpora o conceito de Sofrimento Ético-Político, destacando os impactos sociais e emocionais da exclusão racial, além de se alinhar às leis antirracistas brasileiras, fundamentando a necessidade de práticas educacionais transformadoras. Essa pesquisa visa fornecer aos professores estratégias práticas para incorporar discussões sobre o racismo estrutural no currículo de língua inglesa, preparando os estudantes para um engajamento mais inclusivo e consciente com o mundo. A análise dessa proposta didática contribui para o discurso sobre educação antirracista, fornecendo rubricas criadas pelo autor a partir dos estudos da fundamentação teórica, que servem de subsídios para que os professores desenvolvam suas próprias unidades didáticas, possibilitando a desencapsulação do currículo em prol da justiça social e da equidade
Abstract: This research, grounded in the Critical Collaborative Research (CCR) methodology and guided by the Collaborative Intention, explores the potential of curriculum deencapsulation of the BNCC (Brazilian National Common Core) through Engaged Multiliteracies as a means to promote anti-racist education among English language students in the upper years of elementary school in Brazil. Addressing the issue of how curricular transformation can foster critical racial awareness among students, this study presents a didactic proposal primarily focused on the anti-racist training of English language teachers. Aiming to use the findings from the research and theoretical foundation to support and shape a future anti-racist training for these educators, the didactic proposal integrates Social Activities and Engaged Multiliteracies, striving to break traditional curricular barriers and promote inclusion. The theoretical framework encompasses the De-encapsulation of the English Language Curriculum, the Pedagogy of Multiliteracies, Engaged Multiliteracies and Social Activities, Anti-racist Education, Teacher Training, Critical Race Theory, Critical Racial Literacy in Education, Racism as Ethical-Political Suffering, and Anti-racist Laws in Brazilian Education. Based on this framework, the study demonstrates racism as an endemic structure upheld by educational and social institutions, incorporating the concept of Ethical-Political Suffering, highlighting the social and emotional impacts of racial exclusion, and aligning with Brazilian anti-racist laws, substantiating the need for transformative educational practices. This research aims to provide teachers with practical strategies to incorporate discussions about structural racism into the English language curriculum, preparing students for more inclusive and conscious engagement with the world. The analysis of this didactic proposal contributes to the discourse on anti-racist education, offering rubrics created by the author based on the theoretical foundation, which serve as tools for teachers to develop their own didactic units, enabling curriculum de-encapsulation in favor of social justice and equity
Palavras-chave: Educação antirracista
Língua inglesa
Formação de professores
Atividades sociais
Desencapsulação curricular
Multiletramento engajado
Anti-racist education
English language
Teacher training
Social activities
Curriculum de-encapsulation
Engaged multiliteracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Citação: Francisco, Tadeu Benedito Veiga. Formação de professores de Língua Inglesa: uma proposta antirracista. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44167
Data do documento: 17-Fev-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tadeu Benedito Veiga Francisco.pdf8,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.