???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4807
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fotografia expandida: dois exemplos brasileiros
Autor: Alessandri, Patricia Cordeiro de Abreu 
Primeiro orientador: Machado, Arlindo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo primeiro uma reflexão sobre a fotografia expandida no contexto da produção fotográfica brasileira. I Para tanto, procuramos apresentar a trajetória da linguagem fotográfica passando I I brevemente por sua origem histórica e detendo-nos, com mais ênfase, nos I f movimentos de vanguarda modernista, principalmente o Dadaísmo e o Surrealismo, importantes no sentido que neles ocorreram rupturas no campo das manifestações artísticas que foram fundamentais para a instauração do conceito de fotografia expandida. De destaque, sem dúvida, nesse processo de rupturas artísticas do período modernista, foi o papel do artista Mareei Duchamp. O conhecimento e a compreensão de sua obra e pensamento são de especial relevância para o entendimento das repercussões do período modernista sobre as artes em geral e a fotografia em particular, além de propiciar subsídios importantes para uma reflexão mais profunda sobre arte contemporânea. Com a apresentação e exposição das teorias que tratam da questão da expansão da linguagem, o leitor foi introduzido no conhecimento das bases estruturais do conceito de fotografia expandida, foco principal do nosso trabalho e requisito necessário para que se pudesse a seguir dirigir sua atenção para uma análise da fotografia brasileira sob este ângulo de visão. Foram apresentados e estudados os trabalhos de dois artistas brasileiros que se lançaram neste campo inovador da fotografia contemporânea: Rosângela Rennó e Rubens Manno, cujas obras consideradas foram, respectivamente, Arquivo Universal. Imemorial, In Oblivionem, Hipocampo e Casa Verde, Básculas e Os Vazadores. Ambos os artistas por nós escolhidos desenvolveram trabalhos bastante interessantes, cada qual articulando de uma maneira própria informações e recursos, no sentido de buscar, com suas obras artísticas de caráter fotográfico, os verdadeiros caminhos do que é arte: liberdade de criação numa perspectiva de reinventar e inovar a linguagem fotográfica. Enfim, exemplos que reforçam e enaltecem a fotografia como arte
Abstract: This projeet represents a refleetion of expanded photography in the brazilian photography eontext. In this way we intend to present the trajeetory of the photography Ianguage passing by its original history and we go forward the modemist avant-gard movement specially Dada and Surrealism. Those movements are very important beeause of the ruptures essential for the beginning of the expanded photography eoneept. MareeI Duehamp is a very important artist in the eontext of the artistic ruptures. The knowledge of his artistie trajeetory is important beeause of the repercussion it had in the eontext of the eontemporary arts and specially through the photography language in the eontext of the contemporary arts. With the presentation of many expanded language theories, the reader is presented to the knowledge of the expanded photography struetures, the main point of this work with witch afterward we ean think about the Brazilian photography. Subsequendy we present and reflect about two important BraziIian photographers: Rosângela Rennó e Rubens Mano. Their works narned Arquivo Universal, Imemorial. ln Oblivionem. Hipocampo and Casa Verde, Básculas. Vazadores go through this contemporary photography eamp Both artists that we have chosen deveIop very interesting works, each of them articulating inforrnation by themselves searching for the art freedom
Palavras-chave: Fotografia expandida
Renno, Rosangela 1962- -- Critica e interpretacao
Mano, Rubens 1960- -- Critica e interpretacao
Fotografia -- Historia
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Alessandri, Patricia Cordeiro de Abreu. Fotografia expandida: dois exemplos brasileiros. 2004. 102 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4807
Data de defesa: 30-Mar-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Cordeiro de Abreu Alessandri.pdf16,27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.