???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9612
Tipo do documento: Tese
Título: Gestão de instituições de ensino superior privadas e as competências necessárias aos coordenadores de curso: desafios e sugestões
Título(s) alternativo(s): Management of private institutions of higher education and the necessary competences to the coordinators of the course: challenges and suggestions
Autor: Argenta, Christiane Amaral Lunkes 
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: Os objetivos deste estudo são: identificar os principais desafios na atuação dos coordenadores de curso de instituições de ensino superior privadas e fornecer sugestões para a sua superação; diagnosticar as competências necessárias aos coordenadores de curso de graduação. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa das informações com característica de pesquisa-ação. As três etapas desta pesquisa foram decisivas para a coleta, análise e categorização dos dados, principalmente, a segunda etapa, quando foi realizado o Encontro de Coordenadores de Curso. Os procedimentos utilizados foram a análise documental; entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e transcrição parcial do Encontro. Os resultados revelam a importância da parceria entre as IES, identificam o perfil dos gestores universitários, identificam dez desafios para a atuação dos coordenadores de curso e oferecem sugestões para superá-los, além das competências necessárias aos coordenadores de curso a partir dos múltiplos olhares dos atores da gestão universitária. Assim, com base neste contexto, os coordenadores de curso poderão colaborar para que suas instituições atendam às exigências do MEC (SINAES) e do atual cenário do ensino superior brasileiro. Este trabalho não encerra o debate, ao contrário, estimula o enfrentamento dos desafios de comprometimento, por parte dos coordenadores de curso e a construção de um Programa de Formação, que partindo dos resultados encontrados, possa subsidiar novas pesquisas
Abstract: The objectives of this study are: to identify the major challenges in the actions of the course coordinators of private higher education institutions and provide suggestions for overcoming them; to diagnose the required competences to the coordinators of undergraduate courses. For that, it was adopted a qualitative approach of the information with characteristics of action-research. The three stages of this research were decisive for the collection, analysis and categorization of data, especially when the Meeting of the Course Coordinators was held in the second stage. The methodological procedures used consisted in document analysis, semi-structured interviews, questionnaire application, and partial transcription of the Meeting. The results of this study provide basis: to reveal the importance of the partnership between the Higher Education Institutions, to identify the profile of the University administrators, to identify ten challenges for the performance of the course coordinators, to offer suggestions to overcome them and the required competences to the course coordinators from the overview of the University Management actors. Thus, based on that context, the course coordinators may contribute to their Institutions in the attempt to meet the requirements of the Ministry of Education (SINAES) and the current scenario of Higher Education in Brazil. This work does not end the debate; on the contrary, it encourages the course coordinators to face new commitment challenges and to build up a training program, which may support new researches
Palavras-chave: Gestão do ensino superior
Coordenador de curso
Competências
Higher education management
Course coordinator
Competences
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Argenta, Christiane Amaral Lunkes. Management of private institutions of higher education and the necessary competences to the coordinators of the course: challenges and suggestions. 2011. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9612
Data de defesa: 6-Oct-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Christiane Amaral Lunkes Argenta.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.