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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9770
Tipo do documento: Tese
Título: Movimentos de mudança: um estudo de caso sobre inovação curricular em cursos de Licenciatura da UFPR Litoral
Autor: Franco, Elize Keller 
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: A recorrente denúncia de que o preparo oferecido nos cursos de formação inicial não tem oferecido respostas adequadas às novas exigências do trabalho dos professores na sociedade contemporânea e aos desafios enfrentados pelos docentes em suas práticas cotidianas tem colocado em questão a revisão dos currículos que formam esses profissionais. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo a análise crítica de uma organização curricular alternativa que vem sendo desenvolvida nos cursos de formação inicial de professores, mais especificamente, em cursos de Licenciaturas de Ciências, Artes e Linguagem e Comunicação da Universidade Federal do Paraná - Unidade Litoral. Para isso, escolheu-se como questão orientadora investigar em que medida a proposta que vem sendo desenvolvida na UFPR Litoral traz elementos com potencial de contribuição para um novo paradigma curricular na formação inicial de professores. Adota-se como caminho metodológico para este estudo a abordagem qualitativa de pesquisa na modalidade de estudo de caso. Para obtenção dos dados, privilegiou-se a análise documental e grupos de discussão com alunos e professores. Autores como Garcia (1999), Tardif (2011), Masetto (2003, 2006, 2007, 2009, 2012), Gatti (2010), André (2005, 2009, 2010), Diniz-Pereira (2007, 2010), Romanowski (2010, 2012), Imbernón (2009), Saviani (2005, 2009), Tanuri (2000), Carbonell (2002), Silva (2007), Moreira (2006), Lopes e Macedo (2011) deram suporte à construção do marco teórico conceitual que orientou a pesquisa a partir de suas teorias sobre inovação, formação de professores e currículo. Os dados indicam que a reforma curricular em andamento se manifesta com movimentos de mudança com característica de inovação em um conjunto de elementos centrais e relevantes, tais como concepção e organização curricular, saberes docentes, modelos de formação, atividades práticas/estágio e princípios metodológicos. O caráter de construção em movimento do currículo, aberto para que a inteligência coletiva dos educadores em seus contextos institucionais encontre espaço para a diversificação e a inovação, coloca-nos diante da possibilidade de um novo paradigma em processo. Dessa forma, essa pesquisa contribui para o campo da teoria e das práticas curriculares ao trazer para análise uma experiência que coloca em ação direcionamentos que há tempos vêm se colocando para os currículos na formação inicial de professores
Abstract: The recurrent complaint that the preparation offered in initial training courses are not offered appropriate responses to the new demands of teachers' work in contemporary society and the challenges faced by teachers in their daily practices have raised doubts about the revision of curricula that prepares these professionals . In this context, this study aims at a critical analysis of an alternative curriculum organization that has been developed in the courses of initial teacher development, specifically in the courses Science Undergraduate, Art & Language and Communication of Federal University of Parana - Coastline campus. For this, we chose the guiding question as in what extent the proposal being developed in UFPR Coastline brings elements with potential to contribute to a new curricular paradigm in initial teacher development. The adopted methodological approach for this study is the qualitative research approach in the form of case study. To obtain the data, we focused on document analysis and discussion groups with students and teachers. Authors such as Garcia (1999 ) , Tardif (2011 ) , Masetto ( 2003, 2006 , 2007, 2009 , 2012) , Gatti (2010 ) , André ( 2005, 2009 , 2010) , Diniz - Pereira ( 2007, 2010 ) , Romanowski ( 2010, 2012 ) , Imbernon (2009 ) , Saviani ( 2005, 2009 ) , Tanuri (2000 ) , Carbonell (2002 ) , Silva (2007 ) , Moreira (2006 ) , Lopes and Macedo (2011 ) supported the construction of the theoretical framework concept that guided the research from theirs theories on innovation , teacher formation and curriculum. The data indicate that the curriculum reform in progress manifests with characteristic movements of change with innovation in a set of core and relevant elements such as design and curriculum organization , teaching knowledge , models of formation , practical activities / stage and methodological principles. The character of building in movement of the curriculum, open to the collective intelligence of educators in their institutional contexts find room for diversification and innovation, confronts us with the possibility of a new paradigm in process. Thus, this research contributes to the field of curriculum theory and practice analysis to bring an experience that puts into action directions that have long putting to the curricula in initial teacher development
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Inovação
Licenciaturas
Initial teacher development
Curriculum
Innovation
Undergraduate
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Franco, Elize Keller. Movimentos de mudança: um estudo de caso sobre inovação curricular em cursos de Licenciatura da UFPR Litoral. 2014. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9770
Data de defesa: 7-Mar-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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