REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPiorino, Gilda Inêz Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243088A6por
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando José de-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:45Z-
dc.date.available2007-09-05-
dc.date.issued2006-06-27-
dc.identifier.citationPiorino, Gilda Inêz Pereira. Dimensões da tecnologia e efeitos na rede de ensino: um estudo pautado na implementação do Projeto Trilha de Letras nas escolas da rede pública estadual de São Paulo. 2006. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9899-
dc.description.resumoA presente dissertação de Mestrado em Educação: Currículo constata como a supervalorização das tecnologias pelos agentes educacionais e por toda a sociedade, para a solução dos problemas sociais, pode ocultar muitos dos reais problemas encontrados no interior da escola e da economia em geral. Nesse sentido, foram necessárias, para uma mais adequada compreensão da questão colocada, reflexões em torno da virtualização da sociedade, do discurso da mídia (incluindo as novas tecnologias) na escola enquanto instituição, da relação do computador e outras tecnologias com a aprendizagem e as influências deste nas relações travadas no interior da escola. Para viabilizar o estudo, foi eleito como objeto de pesquisa o Projeto Trilha de Letras (implantado nas escolas da rede pública estadual, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo), que prevê a utilização de tecnologias de informação e comunicação por professores e alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, como ponto de apoio ao desenvolvimento de ações voltadas às questões de leitura e produção de textos, em aulas de recuperação e reforço. No decorrer da pesquisa, um aspecto que se mostrou bastante frágil foi a formação dos professores para atuarem no projeto. Aliada a essa questão, foi constatada a importância do apoio do gestor escolar na implementação de projetos envolvendo tecnologias na escola. Assim sendo, para que os aspectos relativos à formação do professor e ao pleno desenvolvimento do projeto fossem elucidados, fez-se necessária uma análise do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias (também implantado nas escolas estaduais pela SEE), cujo objetivo é desenvolver um trabalho de formação de gestores para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na gestão escolar e no cotidiano da escola. O resultado da pesquisa confirma a hipótese inicial, mas, por outro lado, evidencia uma outra dimensão da tecnologia: ela é uma catalisadora para amplos questionamentos na educaçãopor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22948/Dissertacao%20Gilda%20Piorino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectEscolas publicas -- Tecnologia da informacaopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectProfessores -- Formacao profissionalpor
dc.subjectEscolas -- Organizacao e administracaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDimensões da tecnologia e efeitos na rede de ensino: um estudo pautado na implementação do Projeto Trilha de Letras nas escolas da rede pública estadual de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Gilda Piorino.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.