REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Barbara Machado
dc.contributor.advisor1Dias, Ana Rosa Ferreira
dc.date.accessioned2023-07-05T19:19:15Z-
dc.date.available2023-07-05T19:19:15Z-
dc.date.issued2016-03-10
dc.identifier.citationMartins, Barbara Machado. O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428-
dc.description.resumoAntesda década de 1990, no Brasil, somente a escrita tinha visibilidade no ensino da Língua Portuguesa. Afala e a escrita eram concebidas como modalidades dicotômicas,sendo que a última estava destinada à supremacia. À oralidade era destinado o lugar do comum, do cotidianoe, por isso, não precisava ser ensinada, já que era inata ao ser humano. A implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais1, em 1998, e a concepção de letramento trouxeram uma nova visão sobre o ensino da oralidade. A partir de então, as editoras passaram a tentar se adequar a esse novo olhar, inserindonos livrosatividades que trabalhassem com essa modalidade. Diante da importância do ensino da oralidade, este trabalho se propõe a analisar, com base nos gêneros do discursoe na concepção de fala e escrita proposta por Marcuschi (2001),como os gêneros e as atividades oraissão trabalhadosnolivro “Presente LínguaPortuguesa5” (2012),de Débora Vaz, Elody Nunes Moraes, Rosângela Veliago, observando se a obraestá de acordo com a proposta dos PCN. Para tanto, a presente monografiatrará discussões sobre alfabetização, oralidade e letramento,língua oral e escritae sobre ainserção do livro didático no Brasil. Além disso, no desenvolvimento deste trabalho, será feita uma breve descrição dosgêneros e das atividades orais presentes na obrae, posteriormente, a análise do corpuse as considerações finais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleO ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”pt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA MACHADO MARTINS.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.