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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39342
Tipo: | Dissertação |
Título: | Programa Ensino Integral (PEI) e atuação docente em escolas de Educação Básica do município de Guarulhos/SP |
Título(s) alternativo(s): | Integral Education Progam (IEP) and the teaching performance in Basic Education Schools of the Municipality of Guarulhos/SP |
Autor(es): | Frutuoso, Renato Alves |
Primeiro Orientador: | Silveira, Nadia Dumara Ruiz |
Resumo: | A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo iniciou, em 2012, a implementação do Programa Ensino Integral (PEI), na perspectiva de consolidação da universalização do acesso à Educação Básica, melhoria da qualidade do ensino e formação integral dos estudantes. O conceito de Educação Integral foi atribuído ao Programa desde a sua implementação, havendo a necessidade de detalhamento e aprofundamento de sua compreensão dada sua relevância conceitual. Destacou-se nesse percurso o aumento da jornada escolar e a integração da base comum curricular a uma base diversificada de conhecimentos o que afetou diretamente tanto os docentes quanto os estudantes, especialmente a partir de 2020, quando o governo estadual iniciou uma acelerada expansão de escolas credenciadas nesse modelo. Os desafios colocados à comunidade escolar na perspectiva de assimilar os princípios e as premissas do PEI são diversos, destacando-se a questão da aplicabilidade desses preceitos de forma irrestrita em diferentes cenários socioeconômicos. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar concepções teóricas e experiências da Educação Integral, caracterizando suas proposições e resultados, tendo em vista as possíveis aproximações com o PEI, quanto aos princípios e premissas do Programa, identificando sua efetividade na prática docente. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo realizada em duas escolas com características socioeconômicas distintas, por meio de entrevistas com docentes. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se em autores como: Arroyo (2017), Charlot (2005), Costa (1991), Costa e Vieira (2006), Dewey (1971), Freire (1996), Moll et al. (2012), Morin (2010), Paro et al. (1988), Gimeno Sacristán (2013), Saviani (2007; 2019) e Teixeira (1967a; 1967b). Destaca-se dentre os resultados das análises acerca da vivência dos docentes nas escolas do Programa, a semelhança dos relatos, em ambas as unidades pesquisadas, tanto no que diz respeito às dificuldades de colocar em prática as metodologias do PEI quanto aos pontos positivos do Programa em relação às escolas parciais. No que concerne à atribuição do conceito de Educação Integral às escolas credenciadas ao PEI, constatou-se que não há um alinhamento entre as concepções do Programa com o conceito de Educação Integral, à luz dos referenciais sobre os quais a pesquisa está alicerçada |
Abstract: | In 2012, the Department of Education of the State of São Paulo began implementing the Integral Education Program (IEP), advancing towards the consolidation of universal access to basic education, as well as towards improving the quality of education, seeking to provide training full of students. In the midst of this implementation, the concept of Integral Education was attributed to the Program without an adequate analysis of the characteristics that constitute it. Indifferent to this, the increase in the school day and the integration of the common curriculum base into a diversified knowledge base directly affected both teachers and students, mainly from 2020 onwards, when the state government began an accelerated expansion of accredited schools in this model. The challenges of the entire school community from the perspective of assimilating the principles and assumptions of the IEP are diverse, especially the unrestricted applicability of these precepts in different socioeconomic scenarios. In view of this, the research has the general objective of analyzing the theoretical conceptions and main experiences of Integral Education in Brazil, characterizing its propositions, its results, considering the possible approximations with the IEP, identifying the teaching practice and its effectiveness regarding the principles and premises of the Program. The methodology used is of a qualitative approach, having as procedures the bibliographical research, the documental analysis and the field research in two schools of different socioeconomic realities, from the vision of the professors that work in them. This study was carried out through semi-structured interviews, with 8 teachers from Elementary School Final Years as subjects, 4 teachers from a school in the central region and 4 teachers from the outskirts of the Municipality of Guarulhos/SP. The theoretical basis of the research is based on the following authors: Arroyo (2017), Charlot (2005), Costa (1991, 2006), Costa e Vieira (2006), Dewey (1971), Freire (1996) Moll et al. (2012); Morin (2010), Paro et al. (1988), Gimeno Sacristán (2013), Saviani (2007, 2019) and Teixeira (1967a, 1967b). Among the results of the analyses, about the experience of teachers in the Program's schools, the similarity of the reports in both researched units stands out, both with regard to the difficulties in putting the IEP methodologies into practice, as well as the positive points of the Program in relation to partial schools. With regard to attributing the concept of Integral Education to schools accredited to the IEP, it was found that there is no alignment between the Program's conceptions with the concept of Integral Education, in light of the references on which the research is based |
Palavras-chave: | Educação Integral Políticas Públicas Programa Ensino Integral (PEI) Práticas pedagógicas Formação de professores Integral Education Public Policy Integral Education Program (IEP) Pedagogical practices Teacher Training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Frutuoso, Renato Alves. Programa Ensino Integral (PEI) e atuação docente em escolas de Educação Básica do município de Guarulhos/SP. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39342 |
Data do documento: | 6-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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