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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44351| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Educação para a transformação: práticas formativas do Projeto Brincadas e o Novo Contrato Social da Unesco |
| Título(s) alternativo(s): | Education for transformation: training practices of the Brincadas Project and the New Social Contract of Unesco |
| Autor(es): | Brida, Jacqueline de |
| Primeiro Orientador: | Liberali, Fernanda Coelho |
| Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral investigar como as práticas formativas do Projeto Brincadas se alinham com as diretrizes do documento da Unesco 'Novo Contrato Social para a Educação: Reimaginar Nossos Futuros Juntos'. Os objetivos específicos são: descrever como as práticas formativas do Projeto Brincadas, desenvolvidas em uma das salas do encontro de setembro de 2023, promovem a imersão dos participantes nos contextos de desigualdade e exclusão, fomentando a reflexão sobre suas realidades; examinar de que forma as práticas formativas incentivam a emersão dos participantes, buscando compreender se isso desperta uma consciência crítica neles, em consonância com as diretrizes do documento da Unesco; avaliar se as práticas do Projeto Brincadas favorecem a inserção dos participantes em ações transformadoras, e como se relacionam com os princípios do documento da Unesco. Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza como abordagem a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol). O referencial teórico baseia-se no Multiletramento Engajado, nas teorias de Vygotsky, com ênfase no brincar e nos conceitos freireanos. Para a análise dos dados, será utilizada a reflexão crítica de Smyth, por meio das quatro ações crítico-reflexivas: descrever, informar, confrontar e reconstruir. Os resultados deste estudo sugerem que as práticas formativas do Projeto Brincadas proporcionaram aos participantes uma vivência reflexiva das condições de desigualdade e exclusão presentes em seus contextos, possibilitando o despertar de uma consciência crítica alinhada aos princípios do "Novo Contrato Social para a Educação" da Unesco. Observa-se que o engajamento nas práticas colaborativas gerou um senso de responsabilidade social e um movimento rumo à ações transformadoras, evidenciando um progresso significativo em direção à inserção crítica e à construção de um compromisso ativo dos participantes com a transformação de suas realidades |
| Abstract: | The general objective of this study is to investigate how the training practices of the Brincadas Project align with the guidelines of the Unesco document 'New Social Contract for Education: Reimagining Our Futures Together'. The specific objectives are: to describe how the training practices of the Brincadas Project, developed in one of the meeting rooms in September 2023, promote the immersion of participants in contexts of inequality and exclusion, encouraging reflection on their realities; examine how training practices encourage the emergence of participants, seeking to understand whether this awakens a critical awareness in them, in line with the guidelines of the Unesco document; evaluate whether the practices of the Brincadas Project favor the insertion of participants in transformative actions, and how they relate to the principles of the Unesco document. This is a qualitative study that uses Critical Collaboration Research (PCCol) as an approach. The theoretical framework is based on Engaged Multiliteracy, Vygotsky's theories, with an emphasis on playing and Freirean concepts. To analyze the data, Smyth's critical reflection will be used, through the four critical-reflexive actions: describe, inform, confront and reconstruct. The results of this study suggest that the training practices of the Brincadas Project provided participants with a reflective experience of the conditions of inequality and exclusion present in their contexts, enabling the awakening of a critical consciousness aligned with the principles of equity and sustainability of the "New Social Contract for Education" from Unesco. It is observed that engagement in collaborative practices generated a sense of social responsibility and a movement towards transformative actions, showing significant progress towards critical insertion and the construction of an active commitment by participants to transforming their realities |
| Palavras-chave: | Projeto Brincadas Novo Contrato Social para a Educação Unesco Formação crítica de educadores Multiletramento Engajado Brincadas Project New Social Contract for Education – Unesco Critical training of educators Engaged Multiliteracy |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
| Citação: | Brida, Jacqueline de. Educação para a transformação: práticas formativas do Projeto Brincadas e o Novo Contrato Social da Unesco. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44351 |
| Data do documento: | 11-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
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